Delírios gastronômicos de uma estudante fora de casa

domingo, 1 de abril de 2012

Carne de soja refogada para recheios


Não é difícil fazer uma carne de soja bem feita, mas é tão fácil fazer uma carne de soja mal feita!! Já ouvi várias pessoas dizendo que até comeriam carne de soja todos os dias se soubessem fazer, se ela não ficasse encharcada ou com gosto estranho terroso.

A receita é fácil e rápida, fica bem sequinha e sem o gosto forte terroso, além disso, depois de pronta, pode ser usada como recheio de pastéis, panquecas ou salgadinhos, como esfihas!
Ah, e como qualquer outro recheio, dá pra usar o que tiver na geladeira no dia, então não precisa usar os mesmos ingredientes que eu.



Ingredientes:

1 xícara de pts miúda clara

1/2 pimentão cortado em cubinhos

1 tomate picado em cubinhos

1/2 xícara de palmito picadinho

1/2 xícara de azeitonas picadinhas

2 dentes de alho bem picados

1/2 cebola bem picada

3 colheres de molho shoyu

vinagre

Modo de fazer:

Hidratar a soja:

Coloque a soja em um pote com 1/3 xícara de vinagre, adicione água fervente até uns 3 dedos acima da soja e deixe descançar por 5 a 10 minutos. (se quiser pode adicionar alguma erva para dar aroma).
Jogue tudo em uma peneira e lave a soja sob água corrente esfregando um pouco. Coloque novamente no pote com mais água fervente e deixe por mais 5 minutos para acabar de soltar o gosto, depois lave de novo na peneira e esprema bem até sair toda a água. Pra espremer bem e ficar bem sequinha eu uso um espremedor de batatas, coloco porções de soja e aperto bem até sair toda a água.

Recheio:

A soja é chatinha e gruda muito na panela, então prefira fazer em anti aderente.

Refogue o alho e a cebola em azeite, adicione a pts e deixe fritar bem. Aperte a soja no fundo da panela com a ajuda de uma colher pra que toda a água seque. Quando estiver bem sequinha, coloque o shoyu e deixe secar novamente, adicione o resto dos ingredientes, deixe refogar e secar. Depois de pronta pode ser guardada na geladeira por uns 5 dias.



0 comentários:

Postar um comentário